domingo, 4 de setembro de 2011

Windows NT

      O Windows NT foi lançado pela primeira vez pela Microsoft em 1993 com o objetivo principal de fornecer mais segurança e comodidade aos utilizadores de empresas e lojas (meio corporativo), pois as versões do Windows disponíveis até então não eram suficientemente estáveis e confiáveis. Foi um sistema operativo de 32 bits, multitarefa e multi utilizador. A sigla NT significa New Technology (nova tecnologia em inglês). Trazia a funcionalidade de trabalhar como um servidor de arquivos. Os NT's têm uma grande estabilidade e têm vantagem de não ter o MS-DOS. A arquitetura desta versão é fortemente baseada no microkernel. Assim, em teoria, pode-se remover, atualizar ou substituir qualquer módulo sem a necessidade de alterar o resto do sistema. Foi criado com base no sistema operacional OS/2 da IBM - que havia deixado de ser comercializado e não representava mais um competidor no mercado, VMS e Lan Manager. Ele não era muito popularizado até o aparecimento do Windows 2000 (NT 5.0). O Windows NT aceita dois tipos de sistemas de arquivos: FAT (Windows NT 3.xx e Windows NT 4.0); NTFS (Windows NT 4., Windows 2000, Windows XP e Windows 2003).

Existem edições especiais:



  • NT 3.1 era muito semelhante ao Windows 3.1. Foi lançado em 1993. Pode ser utilizado no Intel x86, DEC Alpha e MIPS CPUs. 
  • NT 3.5 foi lançado em 1994 e era semelhante ao NT 3.1.
  • NT 3.51 foi lançado em 1995 e tinha uma interface semelhante ao Windows 3.1 e trouxe algumas inovações nas áreas de gestão e distribuição de energia, podia executar um grande número de aplicações Win 32 do Windows 95. Mas foi rapidamente ultrapassado, porque não oferecia bons serviços de Internet.
  • NT 4.0 foi lançado em 1996 tinha uma interface semelhante ao Windows 95. Introduziu o WEB Server, o Microsoft Front Page , softwares de criação e gestão de web sites, o Microsoft Transaction Server e o Microsoft Message Queuing (o MSMQ melhora a comunicação).
  • NT 5.0 só foi produzido em versão Beta e posteriormente foi mudado para Windows 2000. Tinha uma interface semelhante ao Windows 98.

            Este Windows permaneceu sem popularidade até o fim da era 9x/ME, quando lançaram o Windows 2000. Nesta edição também foi implementada a ideia de Serviços (ou Processos), no qual o sistema operacional trabalha a partir de serviços, tendo assim menores chances de travar, pois era possível reinicializar apenas um serviço ao invés da máquina por inteiro.












 Fonte: http://apostilando.net.br/swf/2801.swf


Postado por: Gabriela dos S. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário